Resenha: Escola de Vilões











Editora: Única
Ano: 2015
Páginas: 192
Autora: Jen Calonita
Nota★★☆☆☆

Sinopse: Será que um vilão pode se recuperar? Gilly não se considera exatamente uma garota má... Porém, quando se tem cinco irmãos e irmãs mais novos, é preciso ser criativo para ajudar nas despesas. Ela é uma ladra muito boa, e disso tem certeza e pode se gabar. Até ser pega. Depois de roubar uma presilha, é sentenciada a passar três meses no Reformatório de Contos de Fadas – no qual os professores são aqueles antigos vilões que já conhecemos, como o grande Lobo Mau e a malvada Madrasta da Cinderela. Quando, porém, ela faz amizade com alguns estudantes, como Jax e Kayla, aprende que esse reformatório vai muito além de sua missão heroica. Há uma batalha ganhando forma e Gilly precisa descobrir: os vilões podem realmente mudar? Descubra o Lado B dos contos de fadas.

Esse livro foi para o topo da minha wishlist depois que assisti Descendentes (apesar de não ser o livro que inspirou o filme). Isso porque entrei numa vibe de "recontagem" de contos de fadas e temas relacionados. Escola de Vilões possui foco nos personagens mais famosos (como Cinderela, Branca de Neve, Lobo Mau, Madrasta, entre outros) e nos filhos de personagens secundários. 
Gillian é uma menina de 12 anos, filha do sapateiro que fabricou o sapatinho de cristal de Cinderela, com uma família grande (5 irmãos e irmãs mais novos) e muito pobre. A protagonista, que não consegue ver sua família privada de uma alimentação saudável, se vê obrigada a roubar coisas dos nobres, de modo a vender objetos para comprar comida.
No entanto, Gilly se descuida e acaba sendo flagrada pelos policiais anões, que levam a menina ao RCF (Reformatório de Contos de Fadas, dirigido por vilões que se redimiram com a sociedade e buscam auxiliar os denominados "delinquentes"). 
O Reformatório parece mais um sonho: Gilly vai ter seu próprio quarto, atividades extracurriculares bem superiores, comida boa e gratuita, amigos que não julgam seus atos e infinitas oportunidades para se tornar uma pessoa "bondosa". 
Mas esse sonho acaba se tornando um pesadelo, pois Gilly descobre que há uma conspiração entre alguns vilões para destruir o Reformatório e acabar com o poder das princesas. Então, ela e seu melhor amigo, Jax, unem forças para desvendar esse mistério e salvar Encantadópolis, temendo não ter poder suficiente para derrotar os inimigos. 
A protagonista amadurece bastante ao longo do livro, mostrando-se poderosa e altruísta, passando a se preocupar e até mesmo gostar dos nobres que tanto abominava. 
A história é ótima, mas me decepcionei um pouco, pois esperava uma história mais intensa e "adolescente". Em contradição, o livro se mostrou bem fiel ao infanto-juvenil (gênero agradável, mas não é o que costumo ler), sendo uma ótima pedida para crianças ingressarem no mundo da leitura. 

Postar um comentário

Postar um comentário