Resenha: Mundos Através da Neblina











Editora: Independente
Ano: 2014
Páginas: 238
Autor: Rafael M. Piergiorge


Sinopse: Em um futuro não muito distante, empresas petrolíferas recuperaram estranhos objetos do fundo dos oceanos. Esses achados fizeram surgir um grande fervor na comunidade científica, porém, isso foi mascarado quando o planeta sofreu com centenas de terremotos. Nesse mesmo período, na região do Pacífico conhecida como Círculo de Fogo ocorreram inúmeras erupções vulcânicas e, por fim, teve início a grande crise econômica. A Terra foi acometida por uma doença, uma praga que se espalhou pelo globo e reduziu drasticamente as reservas alimentares, ampliando as discrepâncias entre ricos e pobres. 
Aos poucos, a praga sumiu sem deixar rastros e o mundo começou a caminhar de volta para o que era, contudo assombrado desde então com a possibilidade do verdadeiro apocalipse nos anos seguintes. Esses fatos fizeram surgir um período em que a humanidade passou a venerar cada vez mais o sobrenatural e a enxergar as outras crenças como terríveis inimigas. E é nesse cenário decadente, com novas religiões e profetas, que a narrativa começa. Uma história em que os mundos e as vidas se cruzam, direcionando o destino de todos para um futuro nem um pouco acolhedor.

É complicado comentar sobre esse livro. Tentei diversas vezes e nunca achei a resenha boa o suficiente, mas vou tentar.
O livro conta com 3 personagens principais: Ismael Solem, Howard Wright e Damian Chevalier. Contudo, o mais presente é Ismael, um jovem que sonha com outros mundos, morte e desgraças. Em dado momento, ele encontra uma garota que o guia através de passagens e o leva a um mundo bem diferente. Nesse mundo ele desvenda coisas sobre si mesmo, sobre a Peste Negra, o destino da humanidade e o sobrenatural. Lá ele também se envolve com a Academia de Magia de Vestigia, e conhece Ariella (uma elfa) e Leoward, com os quais acaba criando certa amizade.
Howard, por sua vez, é um jornalista, que recebe uma proposta de trabalho extremamente interessante: a maior matéria de sua vida, financiada por sua empresa, mas os destinos de sua viagem só serão revelados durante cada percurso, e ele não pode contar a ninguém. Intrigado, Howard aceita a proposta e embarca numa aventura insana, onde descobre a existência de deuses e artefatos peculiares, e coloca em risco sua vida. A cada destino, ele recebe um "ultimato": continuar e ganhar mais dinheiro ou desistir e perder tudo. Os acontecimentos vão quebrar sua balança, mas ele terá que continuar a se arriscar e fazer escolhas perigosas
Enquanto isso, Damian Chevalier , filho de um renomado físico vencido pelo câncer, executa uma palestra apresentando o legado de seu pai: a realização de um sonho - o momento em que a humanidade deixaria de ser afetada pelas armas de destruição em massa. Isso é possibilitado pela Dádiva do Universo, uma esfera capaz de absorver energias e concentrá-las em seu interior. Dada a palestra, Damian inicia a "limpeza", começando por Chernobil, a "cidade fantasma" que tornou-se extremamente perigosa após um acidente nuclear (para saber mais, de uma forma dinâmica, recomendo esse vídeo).
Esses personagens não se encontram, mas as histórias estão, de certa forma, conectadas, o que achei bem diferente.
Apesar de ser uma publicação independente, a diagramação e a capa são fantásticasO autor possui uma escrita ótima, gostosa e de fácil compreensão. *No entanto, tive diversas questões pessoais que impediram a conclusão rápida da leitura, e acabei demorando mais do que realmente gostaria. *

Postar um comentário

Postar um comentário